Escrito por: Delacroix
Vamos lá, gente, esse post aqui é só para situar quem está perdido, quem esteve longe de sites de notícias (de games, no geral; principalmente do VGD) e/ou para quem quer ver, de modo completo e organizado, a relação dos jogos de terror anunciados (e demonstrados) tanto na E3, quanto na Gamescom e na TGS, além de alguns outros que estão a caminho, com lançamento programado para o fim deste ano ou para algum momento de 2015. Antes de irmos ao assunto, eu gostaria de (enrolar) fazer algumas observações. Eu realmente estou surpreso com a quantidade de jogos do gênero que estão para ser lançados. Mais surpreso ainda com o fato de esses jogos, ao menos a maioria deles, parecerem dispostos a recorrer às bases do terror, conservando várias características essenciais para o gênero, mas que são pouco eficientes para o mercado, como a relação “mais terror do que ação”, por exemplo. Eu também queria dizer que os jogos estarão dispostos, devida e cuidadosamente organizados de maneira... aleatória. Não, mentira, o que eu queria dizer é que minha intenção não é traçar um paralelo entre os mais ou menos interessantes. Meu intuito é só o de listá-los aí em baixo, com suas respectivas plataformas e datas de lançamento. É um texto breve, eu farei apenas comentários breves a respeito de cada título, Vocês podem (e poderão) encontrar mais sobre eles aqui no VGD. Dito isso, sem mais delongas:

1) The Vanishing of Ethan Carter (25 de Setembro de 2014)

Para PC (Steam) e PS4 (PSN). O jogo terá como base H.P Lovecraft e outras obras de terror do século passado. O projeto é independente e será protagonizado por Paul Prospero. Acompanharemos sua busca pelo garoto Ethan Carter, em meio a uma série de assassinatos brutais e ventos inexplicáveis. A novidade é que Paul possui a estranha habilidade de se comunicar com os mortos. The Vanishing of Ethan Carter parece belíssimo.  Os desenvolvedores, o pessoal da The Astronauts, prometem uma experiência assustadora.  

2) Fatal Frame: The Raven Haired Shrine Maiden (27 de Setembro de 2014 - Japão)

Exclusivo para Wii U. Quinto jogo da série, o novo Fatal Frame está praticamente entre nó... Na verdade, está praticamente entre os japoneses. Por aqui, ainda não há data de lançamento (os títulos mais recentes da franquia, vale lembrar, não foram lançados aqui no ocidente). Esse novo capítulo será protagonizado por essa sujeita da foto, Yuuri Kozukata, que parte para encontrar um desaparecido em lugar assombrado, a Montanha da Morte, onde pessoas cometem suicídio. Mais uma vez, o título é exclusivo da Nintendo. O Gamepad do Wii U será uma das novidades em relação à mecânica. 

3) Alien: Isolation (07 de Outubro de 2014)

Para PC, PS3, PS4, X360 e XONE. O último jogo da franquia Alien (Alien: Colonial Marines) foi uma porcaria. Se depender dos trailers, a coisa irá mudar em Isolation. A história será protagonizada pela filha da heroína dos filmes, que enfrentará, desarmada, hordas e hordas de Xenomorphs. Bem, até agora o título parece interessante. Particularmente, gosto desses jogos em que o foco é se esconder, ser cauteloso. O frio na espinha costuma ser maior.   

4) The Evil Within (14 de Outubro de 2014) 

Para PC, PS3, PS4, X360 e XONE. Um dos jogos que mais estou esperando. The Evil Within parece uma mistura de muita coisa, o que é bom. Quem assina o projeto é o Mikami, o japonês por trás de Resident Evil e, mais recentemente, Shadow of Danmed. O jogo parece bem assustador. Os trailers mostraram muito sangue e criaturas bizarras. A mecânica terá como base os projetos anteriores de Mikami. Eu estou ansioso por esse. 

5) Alone in the Dark Illumination (fim de 2014)

Exclusivo para PC. Pela primeira vez, um jogo da franquia que não será protagonizado pelo detetive sobrenatural Edward Carnby. Desta vez, a história será repartida para quatro personagens: um mano que descende do Carnby, uma bruxa, um padre e um garoto engenheiro. A perspectiva será em primeira pessoa. O último Alone in the Dark foi uma lástima, com seu enredosinho de quinta e bugs infinitos. Esse até parece legal. Tomara que seja. 

6) Bloodborne (06 de Fevereiro de 2015)

Exclusivo para PS4. Bloodborne não é um Survival-horror, mas é um jogo de terror. Da From Software, é uma espécie de sucessor espiritual da série Souls. A história e o cenário podem ser outros, mas as ideias e funcionamento são basicamente os mesmos. Novamente, a atmosfera é a mais sombria possível; a violência também está de volta. Ao menos o viral do jogo diz que ele será extremamente difícil, coisa que não ocorreu no último Souls.  

7) Resident Evil HD Remastered (início de 2015)

Para PC, PS3, PS4, X360 e XONE. Uma bola a dentro da Capcom. A oportunidade perfeita para quem nunca jogou o remake lançado para Cube. É o melhor jogo da franquia. Pelo que se sabe, não haverá novidades significativas além da conversão. Eu rezo também para que a Capcom decida lançar também uma versão remasterizada do RE Zero. Seria simplesmente ótimo.

8) Resident Evil Revelations 2 (em algum momento de 2015)

Para PC, PS3, PS4, X360 e XONE. Outro Resident Evil. A Capcom deixou claro que ainda quer explorar a ação concebida (e depois expandida) no quarto título da franquia. Depois de muito tempo, a Claire finalmente está de volta. Moria, a filha de Barry Burton, é sua parceira (porque esse negócio de dupla tornou-se padrão na série). Segundo a Capcom, os Afflictedes, os inimigos desse episódio, não estão sob qualquer infecção ou parasita. Ainda não sei exatamente o que isso significa. Outra novidade é que as personagens estarão sujeitas à loucura: elas vestirão pulseiras que indicarão o nível de sanidade mental. Ainda não foi dito como tudo isso vai funcionar (apesar de não ser nenhuma novidade no gênero). O retorno de Claire me deixa esperançoso quanto ao esperado remake de Resident Evil 2. 

9) Until Dawn (em algum momento de 2015)

Exclusivo para PS4. Until Dawn foi anunciado originalmente para PS3. E já faz um tempinho. O jogo foi concebido em primeira pessoa, para funcionar com o Move. Felizmente, as coisas mudaram. O título não só será lançado para PS4 como a perspectiva passará para a terceira pessoa. O enredo é batido: a proposta é fazer uma série de referências àqueles filmes de terror adolescente. Jovens idiotas, bebidas, sexo, casa abandonada, palavrões e assassinos em série. Apesar disso, pelo menos agora o jogo parece interessante. Suas decisões afetarão o rumo da história e dirão quem vive e quem morre. 

10) Dead Island 2 (em algum momento de 2015)

Para PC, PS4 e XONE. Eu acho o primeiro Dead Island bem chato. Apesar do trailer incrível, o produto final foi bem diferente. E bem ruim. Esse novo capítulo não parece ser melhor. Pelo trailer, já podemos perceber a mudança de tom em relação ao seu antecessor. As coisas serão mais cômicas, ao que parece. A fórmula será a mesma: primeira pessoa com prioridade às armas brancas. Não estou nem aí para esse jogo. 

11) Soma (em algum momento de 2015)

Para PC e PS4. Dos criadores de Amnesia. Nada mais precisaria ser dito. O trailer é simplesmente assustador. O sobrenatural dará espaço à ficção científica. O terror acontecerá em uma base de pesquisas que descobriu algo que não deveria. Mais uma vez em primeira pessoa, confrontaremos cenários característicos do Terror Espacial (fizemos um especial do gênero aqui no blog), como as labirínticas e estreitas instalações alienígenas.  

12) Routine (em algum momento de 2015)

Exclusivo para PC (Steam). Outro independente de terror. O jogo está sendo desenvolvido pela Lunar Software, uma empresa de apenas quatro pessoas! Por hora, podemos encontrar algumas informações no site oficial. Há algumas imagens e um trailer. A nossa missão será investigar o desaparecimento dos tripulantes de uma base de pesquisas na lua. Espere silêncio. E medo.

13) Let it Die (em algum momento de 2015)

Exclusivo para PS4. Eu poderia parar na imagem. Let it Die não é exatamente um Survival-horror, mas, assim como Bloodhorne, possui traços de terror. Eu realmente achei o trailer bem tosco, mas isso me parece absolutamente normal, já que estamos tratando de mais um jogo da Glasshopper Manufacture. E Goichi Suda, obviamente, está envolvido no projeto. O jogo promete ser absurdamente violento e recheado de baixarias (você sabe, os murros na cara e... bem, olhe a foto). Let it Die será um Free to Play.    

14) Silent Hills (ao que parece, só em 2016)

Exclusivo para PS4? O anúncio que mais me surpreendeu, dentre todos os da lista, e o que mais espero. Anunciado primeiramente como P.T, um teaser jogável, esse novo capítulo na franquia promete ser bem medonho e perturbador. Esperamos que seja. Além de contar o visual do ator Norman Reedus, o projeto está sendo assinado pelo diretor Guilhermo Del Toro e Hideo Kojima. Muito pouco foi dito a respeito, eu tenho certeza de que, apesar de anunciado, não há praticamente nada pronto. De todo modo, apenas a presença de Kojima (e isso não é babação de ovo) mostra que esse novo jogo está sendo levado a sério, diferente dos episódios anteriores (o anúncio de Downpour, por exemplo, foi extremamente pobre; eu me lembro que o primeiro trailer era muito tosco, com gráficos nada dignos de um Playstation 2). Ainda não sabemos exatamente o que farão Del Toro e Kojima, mas Silent Hills nos deixa ansiosos.    

15) Doom 4 (algum dia, se Deus quiser) 

Para PC, PS4 e XONE (ou PC, PS5 e XTWO). Doom 4 foi anunciado há trocentos anos (trocentos é uma unidade de medida válida). Foi anunciado, apareceu, sumiu, apareceu, sumiu. E mais recentemente, reapareceu com um novo tesaer. Mas sumiu de novo. O jogo será um provável reboot (veja só, o jogo será um reboot de uma franquia em que os jogadores se preocupam com tudo, menos com qualquer linha cronológica; Doom 3, afinal de contas, já foi um reboot). Não sabemos nada a respeito. Mas não há mais nada a saber quando o único vídeo divulgado nos apresenta um demônio-bombado-com-uma-mega-hiper-blaster-arma-nas-mãos.


Bem, esses são os principais Survival-horrors, já anunciados, que estão para ser lançados. Ethan's Cater, Fatal Frame (ao menos no Japão) Alien: Isolation e The Evil Within estão logo aí, de mala pronta  e tudo. Outros, no entanto, estão longe: Silent Hills não será lançado tão cedo e, ao que parece, Doom 4 ainda vai demorar eras. A grande maioria dos títulos da lista, no entanto, será lançada em algum ponto do ano que vem. Ao que tudo indica, 2015 começará com Bloodborne e Resident Evil HD Remastered. Estou confiante: a maioria desses jogos, ao menos com o que foi revelado até então, parece bem promissora. É esperar para que façam jus às nossas expectativas. Espero também que outros surjam no decorrer do caminho. O misterioso "Project Scissors, do qual ainda não sabemos nada, um outro Resident Evil (levando em consideração o ritmo da franquia) e quem sabe um novo Dead Space ou mais um Siren? Seria ótimo. 

Gostou? Compartilhe:

  1. Bem... A lista tá ótima, a postagem perfeita e tals. Mas eu sou uma pessoa retardada, e quero deixar a minha opinião sobre esses jogos :v
    The Vanishing of Ethan Carter - Lança hoje, e me pareceu bem legal. Uma pena meu pc ser pior que um da Xuxa e não rodar nem Minecraft no Super Low ;-;
    Fatal Frame 5 - Não tenho nem o que falar <3 Sou fanboy dessa série e espero mesmo que eles tragam o jogo pro Ocidente.
    Alien: Isolation - Parece ser muuuito bom, mas o pc da Xuxa não gostou ;-;
    The Evil Within - Olha, vi a gameplay da demo do Pewdiepie e achei que o jogo fosse ser melhor :/
    Alone in the Dark Illumination - Esse eu também quero muito jogar *----*
    Bloodborne - Jogos assim não me atraem, sorry :/
    Resident Evil HD Remastered - Sinceramente, achei mais uma jogada de marketing do que vontade da Capcom fazer isso. Achei legal e tals, mas foi meio sem sentido .q
    Resident Evil Revelations 2 - A Claire tá do volta cara, e ainda por cima com uma integrante da família do Barry *-----* Esse eu VOU jogar, mesmo que meu pc pegue fogo ;u;
    Until Dawn - Parece interessante, mas não acho que vale tanto a pena criar expectativas.
    Dead Island 2 - Fiquei triste vendo o que eles fizeram com a série :/ Podiam arrumar as besteiras do primeiro jogo, mas nãããão, vamos avacalhar -_-
    Soma - Ah, parece legal... Mas sei lá e.e
    Routine - Esse já tava na minha lista de jogos a serem comprados :v
    Let it Die - Nhá, parece meio bosta ;u;
    Silent Hills - Esse jogo é puro amor <3
    Doom 4 - Pffffff, sai quando mesmo? Não, pera .q

    Bem, essa foi a minha humilde opinião sobre os jogos :3 Desculpa pelo comentário gigante e tals, mas eu precisava compartilhar isso osapksopaksopaksop (Se sair um novo Siren eu me mato <3)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Meu PC pior que um da Xuxa" kkkkkkk. Sei como é, cara, já passei por isso. Então, nós temos praticamente a mesma opinião. Sabe, eu até me surpreendo de estar criando tantas expecs para o Until Dawn. Não sei o porquê, mas o jogo me parece beeem legal agora =)

      Excluir
  2. Emocionado com o retorno do Terror nessa geração :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, tomara que eles façam jus a seus trailers.

      Excluir

ÚLTIMAS NOTÍCIAS!