Escrito por: Fernanda Turesso

Sou Gambler é uma história em quadrinhos interativa baseada em 'Fausto'. O jogo foi criado por brasileiros do estúdio Mgaia, localizado em Bauru, no interior de São Paulo. 

O jogo foi financiado pela Kickstarter, conseguindo ser lançado para PC, Mac, Linux e web. 

"Quanto vale a sua alma?"


Parecendo uma visual novel, Soul Gambler conta a história de Fausto, um homem que não tem objetivo nenhum na vida, se sente incompleto e passa seus dias tediosamente. Um belo dia, logo ao sair do trabalho, ele encontra uma velha no ponto de ônibus que pede para ele fazer um pacto, onde, vendendo parcelas de sua alma, ele poderia realizar desejos.  

A história é baseada no conto de Goethe chamada "Fausto", que conta sobre um homem que vendeu sua alma a Mefestófolis, o diabo. Soul Gambler é basicamente uma história em quadrinhos interativa. O jogador será apresentado ao personagem e sua vida. Ela é narrada pelo próprio Fausto por pequenos balões de fala. Sem contar que os cenários tem quadros brancos em volta para dar a impressão de que o jogador está realmente lendo uma HQ

Para não ficar naquela mesmice dos visual novels japoneses, onde o jogador só tem a escolha de ler textos infinitos até o final, Soul Gambler colocou uma interatividade onde se pode escolher ações e falas para mudar o rumo da história. O diferencial ainda é grande por mudar completamente alguns rumos, relacionamentos entre personagens, finais e ações. Então, o jogador terá que tomar muito cuidado ao escolher alguma coisa, pois pode acabar se dando muito mal. 

Apesar de não ser um jogo de terror propriamente dito, ele possui uma temática bastante assustadora e que já foi apresentada em muitos filmes. Como por exemplo 'Endiabrado' (Bedazzled) com Brendan Fraser e Elizabeth Hurley, onde um homem vende sua alma para o diabo - que está personificado em mulher - e tenta realizar seus desejos que acabam sempre dando errado. Apesar do filme ser comédia, ele trata de um medo que muitas pessoas - principalmente religiosas - tem com esse tema. 

O terror está mais implícito nas cenas em que uma entidade feminina aparece para Fausto, palpitando sobre o que fazer com sua alma ou o que desejar. Sempre quando ela aparece o cenário muda para uma versão alternativa, dando a impressão de ser uma espécie de inferno na terra. 



São cenários muito bem desenhados e deixo aqui minha admiração pela arte que criaram nesse jogo. Os personagens e tudo foi desenhado com base nas histórias em quadrinhos européias, parecidos com as revistas de Tin Tin. São desenhos muito bem elaborados, com cores fortes e que realmente chamam a atenção. Os traços são leves e diferentes dos americanos como Homem-aranha e seus demais heróis. São desenhos limpos, mas sem deixar os detalhes para trás. 

Indo para a parte do gameplay, Soul Gambler não diferencia muito de uma visual novel. O jogador não tem muito o que fazer a não ser fazer suas escolhas durante a história. Mas no começo se pode escolher alguns pontos para habilidades de Fausto, entre elas estão: inteligência, carisma, força e persuasão. Essas habilidades podem ser a chave para o personagem se dar bem ou mal durante sua aventura.

Essas habilidades ficam aparecendo no canto inferior direito da tela e podem aumentar ou diminuir, dependendo do que o jogador escolher fazer. Já no outro lado da tela existe o contador de porcentagem de alma. Fausto começa com 100% dela. Cada desejo que o jogador escolher realizar, custará uma parcela dela. Mas a alma não apenas diminui, como também pode aumentar. 


Quanto menos alma Fausto tiver, mais depressivo ele acaba ficando. Dizem que quem chega no limite de vender quase totalmente sua alma irá querer se matar... Será verdade?



Além de todas as escolhas, habilidades e almas, o jogo consegue trazer um fato replay muito interessante para os jogadores que é, além de querer ver o que acontece quando se faz escolhas alternativas, também poderão ganhar achieviments. No menu principal existe uma lista de todos eles, mas, nenhum contém dicas de como pegar. Apenas algumas palavras que o jogador poderá deduzir o que sejam... São bem simples na verdade. 

Conclusão disso tudo é que Soul Gambler é um jogo totalmente brasileiro e que possui a nossa língua nativa e uma versão em inglês. O jogo, apesar da temática assustadora e dos cenários, contém cenas bastante cômicas, piadinhas entre os personagens e muita ironia. Ele diverte e deixa o jogador interessado até o último quadrinho. Para aqueles que apreciam uma boa história, desenhos bem traçados e um gosto especial por quadrinhos, Soul Gambler é uma boa pedida! 

Soul Gambler pode ser encontrado na loja do SplitPlay por apenas R$4,99. E apesar de ter saído na loja brasileira, os desenvolvedores querem a ajuda de seus fãs e dos interessados para que votem e façam com que Soul Gambler entre na Greenlight da Steam. 

O objetivo para este ano é lançar Soul Gambler: Director's Cut no Natal, para isso as vendas, a campanha no Steam e o apoio de todos será necessário.

Os desenvolvedores estão participando da promoção Pay What You Want no IndieGameStand, que pode ser acessado aqui: https://indiegamestand.com/deal/

E para ajudar o jogo a entrar na Greenlight, entrem aqui e votem!




Aproveite e veja o trailer!

Gostou? Compartilhe:

  1. Post novoooo *corre*
    Esse jogo parece ser muito bom *-* Adorei o visual dele, lembra muito aqueles quadrinhos antigos. É legal porque é diferente das demais VN, que normalmente tem sempre personagens em estilo mangá (e sempre tem uma personagem com o peito anormal, SEMPRE). A história também é muito boa, e achei legal a empresa ter lembrado de colocar uma opção com a nossa língua, porque um monte de empresa brasileira faz jogos, mas só disponibiliza em inglês.
    Gostei do preço, barato e justo :P Os caras foram bem modestos, porque se esse for o primeiro jogo deles e tiver essa qualidade, eles podiam ter deixado ele bem carinho :v

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Pedro, infelizmente os brasileiros tem que fazer jogos destinados ao público gringo pq aqui não vinga direito. Mas com o SplitPlay parece que isso vai mudar!

      E nãoo, esse não é o primeiro jogo deles, lá no site do SplitPlay tem um jogo chamado Face It que está de graça e é do mesmo estúdio do Soul Gambler! Aproveita lá e jogue! <3

      Excluir
    2. Ahhhh, que legal :D
      Valeu pela informação, Morte <3

      Excluir

ÚLTIMAS NOTÍCIAS!