Escrito por: Fernanda Turesso

Olá meus amores!

Então, andei passeando pela internet ontem e descobri no site ASSOMBRADO - blog oficial do Sobrenatural.Org - uma postagem bastante intrigante que vai deixar todos vocês bastante surpresos. 

Essa postagem foi feita pelo Rusvalino do site sobre cultura japonesa RUSMEA e que foi feito especialmente para o Assombrado. 

E com a honra de Mateus Fornazari - dono do blog Assombrado - pude mostrar essa postagem aqui para vocês!

Enfim, espero que gostem - ou não! 

Para quem quiser saber também sobre as lendas da Mansão Himuro, que foi um dos posts que eu fiz pensando que a Mansão ainda existia. Aliás, ninguém tinha muita certeza sobre a existência dela, mas que algumas lendas foram criadas apartir de lendas verdadeiras do Japão. Mas, cabe a cada uma creditar!

Quem quiser ver mais entre aqui: Mansão Himuro



"A famosa Mansão Himuro, inspiração do famoso jogo Fatal Frame, na verdade não existe! É uma lenda criada pelos produtores americanos..."

Fiquei intrigado pois morei por bastante tempo em uma das regiões citadas, e nunca ouvi nenhuma história estranha sobre a Base Naval de Atsugi...

Capa do jogo Fatal Frame 
Mais intrigado ainda, decidi dar uma investigada sobre uma tal "Mansão Himuro", que supostamente teria sido palco de um assassinato familiar brutal e de sacrifícios com conotações ritualísticas e que no qual teria servido de base para o game Fatal Frame (Lançado no Japão com o nome de 零 - Zero, porém com um jogo de palavras em que se pronuncia "Rei", "espírito" em português e não "fantasma" como figura em muitos sites.).

Acontece que após um intensa pesquisa, não encontrei absolutamente nada na web Japan sobre a existência real de tal moradia.

Passado algum tempo, o Mateus me pediu detalhes sobre a "Mansão Himuro" por e-mail, no qual, eu lhe disse sobre a grande possibilidade de tal casa nunca ter existido. Surpreso, ele me enviou o material necessário para um pouco mais de investigação entre os quais, o link da Wikipédia em português, onde figura com todas as letras que o game foi baseado em fatos (Note que os termos utilizados na wiki são "Baseado em fatos" e não "Baseado em fatos reais"...).

Fatal Frame é chamado
Zero no Japão
No entanto, no mesmo site, na versão Japonesa não existe tal item destacado, apenas que uma história parecida faz parte do enredo do game.

Após 2 longas e intensas pesquisas na web Japan, inclusive em dezenas de sites e blogs sobre lugares abandonados, em busca de qualquer referência sobre a tal mansão, este que vos escreve chegou as seguintes possibilidades que podem ter feito com que o ocidente inteiro tenha acreditado que o game foi baseado em fatos reais:

- Houve algum erro de interpretação e/ou tradução...
- Informações passadas e repassadas com a conotação de falso documentário (como a Bruxa de Blair)...
- Pura sacanagem mistificação de blogueiros gringos...

Fiquei em dúvida sobre qual das 3 possibilidades seria a correta, já que quase não há blogs japoneses falando que tal mansão nunca existiu, pois para os japoneses, a história contada no ocidente, só existe dentro do game!




Procure na internet que você verá em todos está foto como sendo a mansão Himuro... Mas isso não é verdade, não existe mansão Himuro.
Mesmo assim, com muito custo, encontrei este pequeno artigo, escrito por volta de 2008 que fala sobre um site ocidental ter publicado tal assunto:

Primeiramente, gostaria que dessem uma olhada nesse site: Paranormala.com: The Himuro Mansion Haunting

O artigo do paranormala.com, fala da existência de uma amaldiçoada mansão chamada Himuro, onde no passado teria acontecido um brutal assassinato...

Acontece que não existe uma mansão com jeito de templo como essa em Tókio!!! A mansão Himuro não existe!!! Esta foto não é real!!!

Supostamente localizada na zona periférica de Tókio, a moradia estaria envolvida com rituais Xintoístas e isso me leva a crer que tenham feito uma mistureba bem grande da lenda da Vila Sugisawa* (Como o incidente daVila Yatsuhaka*, originalmente da província de Okayama, nem sequer sendo em Tókio...Especialmente este caso, não trata de uma história de fantasmas, mas sim, de um caso real.) com a Vila Mine, das estórias sobre as vilas abandonadas em Okutama.

Acontece que a versão americana do game Fatal Frame, foi divulgada como sendo 'baseada em fatos reais', gerando a lenda urbana da existência de tal mansão maldita, nas cercanias de Tókio.

Segundo nota das empresas japonesas detentoras dos direitos autorais do game, não se trata de uma lenda urbana japonesa, mas sim, de uma 'lenda urbana japonesa, criada nos Estados Unidos' e por conseguinte, a empresa não se responsabiliza por eventuais erros interpretativos."


Imagem usada para ilustrar o interior da Mansão Himuro.

"Como explicado na postagem, a "mansão Himuro", os "assassinatos" e "rituais", fazem parte apenas de uma lenda urbana criada nos Estados Unidos, para a divulgação do game"

*A lenda urbana da Vila Sugisawa, trata da estória de uma vila com tal nome, que estaria localizada nas profundezas das montanhas da província de Aomori, Japão, no qual, por volta do início do período Showa (1926-1989), um homem teria perdido a razão e massacrado todos da vila para no final cometer suicídio. A vila completamente vazia, se tornou um lugar abandonado maldito, sendo supostamente apagada dos mapas e registros e ainda por cima, quem fosse lá visitá-la não voltaria nunca mais.

**O incidente da Vila Yatsuhaka, mais conhecido como o Massacre de Tsuyama, foi um fato real ocorrido em 21 de maio de 1938, na vila rural de kaio, próximo da cidade de Tsuyama, na província de Okayama, Japão. O Spree Killer (Veja matéria do oaprendizverde.com.br sobre Spree Killers), Mutsuo Toi de 21 anos, matou 30 pessoas, incluindo sua avó, usando uma escopeta, uma espada Katana e um machado. Sendo por muito tempo, o maior massacre da história mundial até o massacre perpetrado por Woo Bum-kon em1981.

Tradução/Adaptação: Rusvalino &; Mateus Fornazari

Fontes:
Wikipedia (wikipedia japonesa falando sobre o jogo Fatal Frame)
Okab (um texto em japonês falando sobre a farsa da Mansão Himuro)

Gostou? Compartilhe:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS!