Escrito por: Claudia MR
Olá galera! Eu FINALMENTE consegui terminar este post, agora que meu pescoço melhorou. Estou postando hoje, para compensar o dia em que fiz outro post ao invés desse (um menor, já que meu pescoço tava ferrado, e eu não conseguia ficar nem cinco minutos sentada no PC).

ATENÇÃO! O POST APRESENTA SPOILERS DOS JOGOS, FILMES E EXPECULAÇÕES.

Pyramid Head, também conhecido como Red Pyramid Thing, é um dos inimigos que aparecem em Silent Hill 2, sendo ás vezes o antagonista principal. Em Silent Hill: Homecoming, aparece um monstro idêntico a ele, mas o chamam de Bogeyman, o que reforça a teoria de que Pyramid é mais do que um simples monstro, e que tem várias encarnações e é associado com sentimentos de remorso, que deseja enfrentar um castigo.




Pyramid Head aparece nos filmes de Silent Hill como Red Pyramid. É um dos monstros mais conhecidos e emblemáticos da série. Ele é geralmente retratado como um monstro violento. Um significado mais profundo dado a ele diz que ele é um justiceiro ou um executor (ou carrasco. São pessoas que matam os que tiveram sentença de morte). Seus atos de violência não são exclusivos para humanos, ele já fez mal a outras criaturas que habitam Silent Hill.

Aparência

Masahiro Ito, o designer de Pyramid Head em Silent Hill 2, criou uma criatura mecânica com uma cabeça de forma geométrica. Foi a idéia que iniciou o projeto.
Para Silent Hill 2, Ito estava querendo um monstro com o rosto oculto, para que parecesse menos humano e mais ameaçador. Antes, ele queria um monstro usando máscara, mas ele achou que não parecia nada mais do que um humano usando uma máscara simples. Decidiu então dar ao monstro uma cabeça em forma de pirâmide, sugerindo a possibilidade de dor.




Sua aparência geral é de um grande homem humano musculoso. Usa o ''capacete'' que está sempre escondendo seu rosto por inteiro. Normalmente é visto usando uma grande faca ou uma grande lança. Em Silent Hill 2, ele veste uma espécie de roupa branca, e provavelmente uma luva. Seus dedos praticamente não se separam, o que gera mais aflição. Seu capacete parece um metal enferrujado com um furo, uma espécie de tentáculo ode sair do buraco.
Nos filmes, sua aparência muda um pouco. Seu capacete é preto e tem seis lados ao invés de sete, essa mudança foi feita porque o ator não consegui usar um capacete igual ao do jogo. Seus dedos das mãos se mexem normalmente. No filme, ele usa um avental da cintura para baixo, e parece ser feito de carne humana costurada.
A aparência de Bogeyman em Silent Hill Homecoming é muito parecida com a de Pyramid Head. As diferenças são que seu braço parece embebido em sangue, e seu capacete tem a cor mais clara que o do filme. A faca também é diferente.

Primeiras Aparições nos Jogos



Em Silent Hill 2, Pyramid faz sua primeira aparição em Wood Side Apartments. James escuta um grito, e procurando sua origem, encontra Pyramid Head em pé, atrás de uma parede, que felizmente os separava. Ele não reagiu a James, mas emitia uma aura sombria e fez com que o rádio ficasse em estática

Em Silent Hill The Arcade, ele matará Jessie se o jogador não salvá-la a tempo. Mesmo derrotado, reaparece nas catacumbas.

Em Silent Hill Origins, ele aparece somente em quadros e desenhos. Na casa pegando fogo.

Em Silent Hill Homecoming, quem aparece é Bogeyman, muito parecido com Pyramid Head. Sua primeira aparição é no hospital, onde assassinou um médico.

Em Silent Hill Downpour, ele aparece em um dos finais, em uma brincadeira. Nele, Murphy está tendo uma festa surpresa, então, Pyramid aparece arrastando sua faca e corta o bolo de Murphy.

Primeiras Aparições em Filmes

Em Silent Hill, Pyramid em sua primeira aparição tenta matar Rose e Cybil.



Em Silent Hill Revelations, Pyramid Head aparece pela primeira vez em um sonho de Sharon

Ele também já fez aparições em quadrinhos.

Simbolismo

Silent Hill 2

Pyramid Head é uma manifestação de um desejo não realizado de James, punição pela morte de sua esposa, Mary.
Ele também pode representar o lado mais obscuro de James. Ele mostra isso cometendo atos brutais que James pensou em fazer, como assassinato, e seus constantes espasmos podem representar necessidades, emoções e desejos de James.



A seita Valtiel (The Order), que reverenciavam o anjo Valtiel como sendo o mais próximo de Deus, usavam capuzes vermelhos e roupas brancas. A aparência de Pyramid Head é influenciada por isso. Em The Book of Memories, se observam várias semelhanças físicas entre Pyramid Head e os membros da seita, como seus trajes e luvas.

A razão pela qual Pyramid Head mata Maria, é para James se lembrar de que ele matou Mary. James nega, e Maria é uma distração para que James esqueça Mary. Quando ele finalmente aceita o que fez, Pyramid o ataca e acabam os dois pegos pelas próprias lanças, porque já cumpriram seu dever

Alguns fãs dizem que o segundo Pyramid Head que aparece no fim fim do jogo, representa a culpa de James em relação a morte de Eddie. Porém, Masahiro Ito disse em seu twitter, que o segundo Pyramid Head representa Maria.

Pyramid Head possibilita que James acesse algumas áreas, que antes eram inacessíveis. Duas vezes: Quando ele drena a água na escada do apartamento, e quando joga James do telhado em Brookhaven direto para a Special Treatment Area. O que levou a crer que isso simboliza Pyramid Head fazendo-o ver a verdade, levando ele a lugares que não teria ido sozinho. Como outros personagens de Silent Hill mostram um dualismo pronunciado em seus comportamentos; o que acontece com James, que quer suprimir a memória de seu crime para enfrentá-lo.

Pyramid Head também pode ser uma representação da frustração sexual de James em relação a doença de Mary. Seu capacete representa estar preso, e ele parece estar envolvido em atos de estupro com outros monstros ao longo do jogo.

O modo em que Pyramid Head procura James em Wood Side Apartments dá a impressão de que ele está cego, podendo representar que James está ''cego'' para a verdade.

Bogeyman (Silent Hill Homecoming)

Em Homecoming, Alex deixa claro que não gosta de seu pai; é possível que Bogeyman represente a culpa (Adam) e o castigo (Alex).

Bogeyman não parece ser, exatamente, um inimigo de Alex. Ele pode representar o próprio, assim como as crianças sacrificadas são representadas por demônios. Isso é reforçado pelo fato de as crianças sacrificadas terem assassinados seus pais, que os sacrificaram (exceto Holloway, que escapou devido á intervenção de Alex). Bogeyman matou Adam, o que pode representar o ódio de Alex pelo pai.


O capacete grande de Bogeyman, pode representar um grande fardo, sendo forçado a suportar grande dor. Sua faca e um instrumento de punição, ela se assemelha a uma larga faca de combate, uma referência ao delírio de Alex de ser um soldado.

Não se sabe se Bogeyman é Pyramid Head, porém, existem vários casos que apontam isso:


  • Semelhança dos personagens.
  • Um dos principais artistas de Silent Hill Homecoming, chama Bogeyman de Pyramid Head.
  • Codificações nos arquivos do jogo se referem a Bogeyman como Pyramid Head.
  • A figure de Bogeyman lançada pela Konami foi chamada de Red Pyramid Thing.      

O desenvolvedor, por fim, disse que cabe a nós decidir se são ou não o mesmo monstro.

Nos filmes


No filme Slent Hill, Red Pyamid está sendo punido usando o capacete. O diretor do filme, disse que a aparência de Pyramid é feita a partir de uma perspectiva feminina sobre a brutalidade masculina, ou seja, Alessa.

Red Pyramid pode ser baseado em uma pintura que Alessa viu no Grand Hotel, pouco antes de ser queimada viva. A pintura mostra vários homens com chapéus em forma de cone e roupões amarrados na cintura.

Outra teoria, é que Pyramid seja a encarnação do pai de Alessa, um homem desconhecido para ela, usando uma máscara que esconde sua identidade, uma figura autoritária. Ele pode representar a violência masculina.

Na cena em que ele tenta esfaquear Rose e Cybil através de uma porta, Red Pyramid representa um estuprador; o diretor afirmou que suas facadas representam a mulher sendo estuprada, e os Creepers que ele derrama após cada facada, representa esperma. Isso é relacionado ao momento em que Alessa foi estuprada pelo zelador da escola, quando tinha nove anos.

Em Silent Hill Revelations, o diretor afirmou que Red Pyramid serve como um ''pai substituto'' para Heather, depois que Harry foi raptado, para que ela tivesse um pai protetor. Red Pyramid a salva duas vezes no filme.

Trivia


  • Não se sabe como Pyramid Head pode ver, já que usa o capacete. Mas, em uma cena, onde James se esconde no armário, Pyramid coloca os dedos nos buraquinhos de seu capacete e os move, podendo ser ama maneira de ''ver'' ou perceber alguma coisa.

  • São feitos muitos comentários sobre seu rosto. Uns acreditam que ele terá o rosto de quem manifesta, outros que o rosto é o capacete, ou totalmente branco. Uma das figures de Pyramid Head, tem uma ''massa'' saindo de baixo do capacete, fazendo muitos acreditarem que embaixo do capacete existem massas com o mesmo formato.
  • Pyramid Head aparece no jogo Krazy Kart Racing, da Konami.

Beeem galera, é isso aí! Demorou mas saiu. Tava foda escrever com esse pescoço. Amanhã tem outro post para compensar o de Sexta passada.

Até mais!

Gostou? Compartilhe:

  1. Na verdade ele encontra o James por trás de uma grade, galera! No mais, ótimo texto! Eu num tinha ideia do simbolismo no primeiro filme, nossa! Já vi gente dizendo que ele é até "gostoso" no filme! Kkkkkkkkk e o ator que faz o Collin, o estuprador, é o mesmo que faz ele. No Homecoming aposto que o colocaram mais pra agradar aos fãs e chamar atenção, mas pelo menos tem simbolismo. Agora com licença, vou começar uma maratona de leitura dos textos biográficos!! Kkkkkkkk ótimo texto!

    PS: Vou deixar um link aqui pra uma incrível análise do game, com teorias que vão botar tudo de cabeça pra baixo! Ou quase...
    http://divulgantemorte.blogspot.com.br/2013/12/analisemorte-silent-hill-2-directors.html

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

ÚLTIMAS NOTÍCIAS!