Escrito por: Fernanda Turesso
Olá meus amores! Hoje irei mostrar uma coisa bastante legal para vocês que gostam de Clock Tower!

Já pararam pra pensar quantos jogos foram baseados em algum filme ou livros? Bom, eu sei alguns títulos, mas nunca me lembro de muitos. Mas claro, não vale aqueles jogos feitos para o filme e sim aqueles que foram baseados mesmo em alguma outra mídia. Por exemplo, temos Dante's Inferno que foi baseada no livro de Dante A Divina Comédia (assim como Devil May Cry, mas não tão a risca assim); Também temos Parasite Eve que foi baseado em um filme (e que o filme foi baseado em um livro de mesmo nome); e assim por diante. 

Realmente eu me lembro de poucos jogos que foram baseados em outras mídias e enfim, irei falar um pouco das semelhanças que o filme Phenomena tem com o jogo Clock Tower do Super Famicom!

E antes que começarem! Esse post tem muitos SPOILERS! Quem não viu o filme ou não jogou, aconselho a não ver!

--------------------------------------------

Vamos começar falando sobre Dario Argento. Você conhece esse nome?

Em outros tempos ele era o representante no cinema de terror e fez muitos filmes para gerações passadas. Um deles era "Phenomena", lançado em 1985, que conta a história de uma adolescente chamada Jennifer Corvino, que por sua vez, tem o poder de se comunicar com os insetos. A garota, logo depois de ir para uma escola interna, acaba conhecendo um cientista especializado em entomologia (ou seja, ele estuda os insetos). Nisso, alguns assassinatos perto da escola de Jennifer acabam acontecendo. Então eles se juntam para encontrar um assassino em série que age escondido nas montanhas da Suíça.

Sim, é filme bastante exótico. 

Agora um pouco mais pra frente. Em 1995 o Survival Horror, como sabemos, estava prestes a nascer. E jogos desse gênero já haviam aparecido alguns anos antes, como por exemplo, o Sweet Home ou o primeiro Alone in the Dark, e ainda assim faltava mais um ano para o lançamento do tão famoso Resident Evil que logo iria cair na boca do povo. Até então os jogos de terror eram para um público mais "Cult", digamos assim.

Esse era um bom momento para o pessoal da Human Entertainment surgir e criar para o Super Famicom um jogo chamado Clock Tower. Neste jogo, uma órfã adolescente chamada Jennifer Simpsom vai viver com outras três garotas em uma nova casa - mansão - no meio da floresta nas remotas montanhas da Noruega. Mas isso era apenas o começo da angústia e do terror que elas iriam passar nas mãos de um assassino armado de uma tesoura gigantesca; através de um sistema de controle típico dos jogos de aventura de PCs dos anos 90, o jogador deveria ajudar Jennifer a correr e se esconder do assassino e assim desvendar o mistério macabro que escondia aquela mansão - e também escapar do lugar viva.

Enfim, todo mundo já conhece essa história! Se quiserem saber mais sobre o jogo entrem AQUI!

Mas agora o que nos interessa é que, ao iniciar o jogo, qualquer um pode perceber os rostos familiares do filme Phenomena! E comecemos com os protagonistas:

1. Além da protagonista do filme e do jogo se chamar Jennifer, a atriz também se chama Jennifer. Mas você pensa "nah, está tudo bem... O jogo só quis fazer uma homenagem à protagonista do filme", mas você acaba vendo que não são só os nomes que são parecidos nisso.


2. As semelhanças continuam aumentando e aqui temos a Miss Mary Barrows, a mulher misteriosa que adota Jennifer e suas outras amigas, é parecida com a Frau Brückner, uma dos personagens secundárias de Phenomena - ela quem cuida de Jennifer enquanto seu pai viaja. E você acha que isso é o suficiente para pensar que a homenagem do pessoal da Human Entertaiment é praticamente uma cópia do filme do Argento? Claro, mas não para por ai.



3. Puata e Bobby tem o mesmo tipo de deformação, penteados semelhantes e são assassinos. Mas somente no começo do filme que vemos o assassino usando uma tesoura para matar uma das meninas, ao contrário de Bobby que sempre está usando essa tesoura gigante. 


Mas o fato é que, além da semelhança com o filme de Argento, temos outros elementos familiares no cenário e no enredo do jogo, mas ai ficam como forma de referências, tais como as larvas na pia; chãos que desmoronam; Jennifer sofrendo com envenenamento; Buracos que levam à uma prisão secreta; Tanto no jogo quanto no filme Jennifer é salva por algum grupo de animais, no jogo são corvos e no filme são insetos; e assim por diante.  


Fora aqui que temos um vídeo mostrando as semelhanças entre as duas histórias!



Bom pessoal, espero que tenham gostado desse post! o/

Gostou? Compartilhe:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS!