Escrito por: Fernanda Turesso

Bom, como todos sabem, Rule of Rose é repleto de mistérios e mensagens subliminares com uma pitada de psicologia. Para quem gosta de desvendar esses mistérios, já devem ter dado as caras em posts como Mistérios de Rule of Rose.

Bem, nesse post irei falar exclusivamente da simbologia dos inimigos do jogo. Sem dar muito ênfase na parte da Clara e do Mr.Hoffman, porque eu já comentei muito sobre eles no post que eu comentei logo acima. Então, para quem é curioso, boa leitura!  

Os Imps


"Um brilhante giz de cera vermelho, só para você... - Imps"

Os Imps são do tamanho de crianças. São criaturas desfiguradas e são inimigos bastante comuns na trama toda.
Eles atacam Jennifer e Brown um monte de vezes durante o jogo todo.

Os Imps são vistos ocasionalmente no dirigível e no orfanato, sempre limpando o sangue com suas vassouras e arrastando os corpos dentro de sacos e/ou amarrados com cordas.

Eles lembram vagamente as crianças, com rostos distorcidos e corpos esquisitos. Os Imps normais são completamente brancos e usam roupas pretas. Alguns Imps tem cabeças e características de alguns animais.
Eles muitas vezes atacam com vassouras e facas. Mas, caso estejam sem armas alguma, pulam em você e te mordem.



Seu simbolismo na história

Ao longo do jogo, os Imps tentam parar Jennifer de recordar suas memórias perdidas.
Nesse sentido, eles são uma alucinação dela, que representam o medo de descobrir a verdade.

Os Imps eram originalmente criaturas de uma história assustadora que as meninas disseram no orfanato. Dizia-se que eles varriam as crianças desobedientes que não faziam suas tarefas. De acordo com Jennifer, a história se espalhou como um rastinho de pólvora.

Eles geralmente são ouvidos sussurrando um provérbio desconhecido. Quando a palavra é invertida, as palavras "um brilhante giz de cera vermelho, só para você" podem ser ouvidas.

Em uma das celas no porão do orfanato, temos uma pequena mesa com o que parecem ser estatuetas de Imps normais. Jennifer comenta sobre isso afirmando que seu "coração fraco" é o que os atraiu.

As cabeças de animais representam as máscaras de papel que as crianças usam, insinuando que os Imps são baseados a partir das crianças que usam as máscaras.

Imps Peixes


O Imp Peixe é um dos vários tipos de Imps no jogo. Eles fazem sua estreia no capítulo da "The Mermaid Princess". Sua outra única aparição é de ficar no banheiro do andar de cima no Orfanato durante o capítulo "Funeral".

Os Imps Peixe são simbólicos para Clara e sua suposta relação sexual com o Mr.Hoffman. Suas pernas são unidas com cordas, referindo-se à luta que tivemos com o Boss da Princesa Sereia no final do capítulo.
Quando tocado, os Imps Peixe começam a se debater, representando a natureza assustada e tímida de Clara - que provavelmente é resultado dos abusos sexuais.

Imp Pig



Os Imps Porcos fazem sua estreia no capítulo "Rag Princess Sews". Ele tem
mais força e vida que os outros Imps.

O Imp Porco poderia simbolizar os pensamentos de Amanda sobre si mesma, devido a sua baixo autoestima e pelo fato de as outras crianças à tratarem mal.

O Porco também pode simbolizar o Xavier, o Príncipe Guloso. Nós podemos encontrar esse menino rechonchudo em lugares sujos - como no banheiro - ou perto de porcos. No capítulo das Goat Sisters, podemos encontrar Xavier "competindo" uma comilança com um leitão gigantesco. Lá ele fala que está treinando para ser mulher que seu amigo.

Logo mais podemos ver a cena em que imps estão disfarçados de porcos e logo aparece aquela cena - horrível - em que um deles sai da boca do leitão. 

Imp Bird

O Imp Pássaro aparece unicamente no capítulo do "Bird of Happiness".

Todos percebem logo de cara que os pássaros são totalmente ligados à Eleanor. Ela vive com uma pássaro vermelho dentro de uma gaiola, na qual ela sempre carrega para onde vai. Além do mais, a menina está sempre presente em viveiros e lugares onde os pássaros possam chegar até ela.

Se alguém espera por muito tempo em algum quarto com muitos deles, eles irão se transformar num grande Imp Pássaro. Assim ele fica umas três vezes mais poderoso. Ele pode dar muitos danos e chegar a te matar em um único golpe, cuidado.



Ele não tem bem um simbolismo, talvez só chegue a representar o pássaro que Eleanor vive carregando para todos os cantos. Uma coisa interessante desse Imp é que ele "bica" os outros iguais àqueles passarinhos de madeira que pegam água ou palitos de dente. São souvenires bastante antigos e normalmente achamos em beiras de estrada. Isso, de ele ser de madeira, possa significar que o passarinho de Eleanor na real não é de verdade, só que na visão dela e de Jennifer, ele é real e vivo.

Imp Goat

Os Imps Cabras faz sua primeira aparição no capítulo "The Goat Sisters".

O que mais da para tirar proveito desses Imps são os bosses. As irmãs Cabras, como se chama o capítulo, são chamadas de Maria e Sally.

Uma das cabras empunha um par de tesouras gigantes, enquanto que a outra empunha um tridente. Suas armas são bastante mortais e Jennifer deve se concentrar para não morrer. Uma das cabras se parece muito com as representações do Diabo. Então ela é bem característica. É toda preta e possui chifres avermelhados. Essa Cabra representa Diana e sua natureza malévola, enquanto que a outra cabra é normal e branca, provavelmente representando Meg e sua natureza confusa.



As irmãs cabra representam Diana e Meg por causa de um pequeno amor platônico e proibido.

Quando encontramos o lápis de Meg no chão e pedimos para Brown farejar, encontramos vários documentos inclusive uma carta de amor - pela metade - de Meg para Diana que está dentro de um boneco de neve. Logo que enfrentamos os Imps Goat, conseguimos pegar a outra parte que faltava da carta de amor - que estava dentro da barriga da cabra -, mas antes que possamos ler Meg pega de nossa mão e vai embora.

Talvez as cabras representem a briga das duas amigas por causa desse amor esquisito.

Outros Imps

Os outros Imps são os Imps Ratos e Coelhos.
Eles não têm muita representação no jogo. 
Os Ratos podem ter uma pequena representação por causa do incident que Jennifer teve ao entrar no Clube Aristocrata, quando fizeram aquele desfio de por um rato amarrado numa vara e chegar bem perto do rosto de Jennifer. 

Os Coelhos aparecem no capítulo do “Sir Peter” e os ratos aparecem no capítulo “The Clover Field”.

A única diferença entre os Imps comuns e esses, é que eles possuem cabeças de ratos e coelhos. Seus ataques são iguais aos comuns e assim não dando muito simbolismo para eles.

Creio que o que mais tenha algum simbolismo aparente, sejam os coelhos, já que o Sir Peter era um coelho. 

Bom pessoas, espero que tenham gostado! 

Gostou? Compartilhe:

  1. Rule of Rose é um jogo muito foda, e cheio de mistérios mesmo xD

    ResponderExcluir
  2. Aproveitei que tava no face vim aki dar uma olhada. Realmente há muitos significados sobre os inimigos, e pelo que pude ver o pessoal aqui do blog também curte muito o jogo :)

    ResponderExcluir
  3. aaah, Makina, eu adorooo esse jogo. Tem tanta coisa pra ver e interpretar, que eu podia fazer uns 20 posts sobre ele XD

    Mas vou ver se faço sobre outros jogos que tbm tem mtu disso o/

    ResponderExcluir
  4. Materia perfeita *-*
    Ainda não joguei esse jogo, mas vou jogar com certeza! e parabens pelo post Morte

    ResponderExcluir
  5. AAAH, brigada Edeer!

    Espero não ter estragado nada ali, deveria ter jogado antes! HIUSAHIUS

    Mas foi bom ter lido, RoR é dificil de perceber as coisas escondidas nele D:

    ResponderExcluir
  6. Poxa...
    Prometi a mim que não leria o post anterior que vocês fizeram sobre Rule of Rose até terminar o game,ai agora vocês vem com mais posts sobre.
    Ai meu Deus!
    Vou zerar agora.
    Fui!

    Irei comentar novamente quando terminar o game ^^

    ResponderExcluir
  7. M, vc tem que fechar esse jogo mesmo, tá na hora ein! HIUSAHIUSHAIUS

    Logo mais eu apareço com mais posts dele, adorooo esse jogo <3

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Ja zerei o game
    E percebi que tem muitos furos nele, fiquei intrigada com aquele porão do orfanato, onde tem um projetor e outras portas por lar.

    Fiquei curiosa para saber o que seria.

    Muito bom mesmo o jogo

    ResponderExcluir
  10. Tem também aquela sala no dirigível que a Amanda fica costurando, ai tem um diário que não dá pra abrir.
    Fiquei o jogo todo sem saber o que tinha escrito la. ._.

    ResponderExcluir
  11. ah, M... esse diário da Amanda da pra pegar. Quando vc começar um jogo novo, tente pegar o máximo de coisas no capítulo da Amanda (aquele que encontramos com ela em cima do dirigivel) e peça para Brown farejar tudo antes de subir lá...

    Ai uma hora vc encontra a chave da escrivaninha e pode ler o diário dela :3

    ResponderExcluir
  12. Como sempre, a VGD capricha, mais feliz ainda no meu jogo favorito do gênero horror para ps2 ^^, isso me inspira mais ainda a fazer uma serie de gameplays de Rule of Rose no meu canal e depois começar a fazer reviews de cada mistério (então não acaba nunca xD, mas valeu mesmo pelo post Morte!.

    ResponderExcluir

ÚLTIMAS NOTÍCIAS!