Escrito por: Fernanda Turesso

Olá queridinhos!
Hoje estou no clima de Bioshock. 

Ontem chegou os jogos que eu comprei pro XBox360, e dentre eles veio o primeiro Bioshock. Então, tava relembrando esse jogo, que apesar de ser um FPS, eu adorei muito!


E hoje, irei falar sobre o personagem principal do Bioshock 2, o Subject Delta.


Subject Delta é o protagonista de Bioshock 2. 

Ele foi o primeiro Big Daddy que sobreviveu com sucesso e é ligado a uma Little Sister. Ele tem o símbolo Delta (Δ) em sua roupa. Delta é a quarta letra do alfabeto grego, significando que ele foi o quarto Big Daddy nos testes de Persephone para a Alpha series. Delta é também um símbolo comumente usado na matemática para representar uma mudança ou variação. 


História 



Antes de sua chegada a Rapture, o homem que se tornaria o Subject Delta, foi um mergulhador de águas profundas que conduziu uma investigação ao navio e à muitos desaparecimentos do submarino no Oceano Atlântico, no sudoeste da Islândia. 
Enquanto estava fazendo uma expedição de uma área dentro de uma câmara de mergulho avançada - que ele descobriu acidentalmente na cidade escondida debaixo das águas -, ele foi aceito em Rapture, tornando-se uma espécie de celebridade pelo seu heroísmo e apelidado de "Johnny Topside" nos artigos do jornal de Rapture.


No entanto, Andrew Ryan, o prefeito da cidade subáquatica, não confiava em sua história e estava convencido de que ele devia ser um agente do governo enviado para espionar Rapture. Assim, Stanley Poole, um jornalista que tinha escrito uma história sobre "Johnny Topside", mandou para Ryan, que imediatamente mandou prender o coitado do "Johnny" na Colônia Penal de Persephone. Com isso toda a sua documentação foi apagada da cidade. Assim, ele efetivamente desapareceu dos olhos do público como todos os outros cidadãos que ousaram ir contra Ryan. 
Como prisioneiro de Persephone, ele foi encontrado por Augustus Sinclair - que era um testador dos produtos da Ryan Industries, no qual fornecia Plasmids e Big Daddies -. Ele foi identificado como "Subject Delta" e foi transferido para a Fontaine Futuristics para ser usado em vários experimentos com Plasmids (que era realizado no Plasmid Theater, para simplesmente servir de "bobo da corte" para divertir os moradores da cidade).


Eventualmente, ele se tornou um dos principais candidatos para se tornar um Big Daddy. Ele suportou condicionamentos genéticos e fisiológicos, perdendo muito do seu livre arbítrio no processo, e assim se tornou um protetor da série Alpha, - e teve sucesso no vínculo com uma Little Sister. A candidata para se tornar Little Sister, foi Eleanor Lamb, filha da psiquiatra de Rapture, Sofia Lamb, que havia sido presa em Persephone há pouco tempo. 


Em algum ponto durante a véspera de ano novo, no ano de 1958, Eleanor e Delta começaram suas rondas normais na coleta de ADAM e passaram por uma festa de ano novo. Eleanor foi atacada por quatro Splicers e Delta lutou para protegê-la. Mas um dos Splicers usou o Plasmid Hypnotize (recém desenvolvido). O Splicer era um agente de Sofia Lamb. Ela usou o Plasmid para forçar Delta a se matar na frente de Eleanor. Assim, ele atirou na própria cabeça com uma pistola Luger P08 de ouro.

Mais sobre o escanfandrista!


Subject Delta tem as características de um Big Daddy, tais como, cirurgias nas cordas vocais e um traje de escanfandrista de porte grande. Como todos os Big Daddies da Alpha Seris, ele mantém um elevado grau de livre arbítrio, mas, ele é forçado a ter uma ligação de proteção para uma única Little Sister. Como um protótipo, Delta é concedido ao uso de uma broca perfuradora no lugar da mão (que pode ser removida também). Além de outras armas, como a Gun Rosie Rivet e algumas ferramentas de corte que lhe permite remotamente cortar coisas a distância.


Delta também tem a capacidade de usar Plasmids e pode exercer várias simultaneamente com as suas armas. A roupa de Delta foi projetada especificamente para permitir o uso mais eficiente das Plasmids. As luvas tem aberturas na ponta dos dedos e palmas das mãos para acomodar os contatos necessários e projetar os poderes. As mangas tem entradas IV para a injeção de ADAM e um tubo para o transporte de EVE que vem direto do seu tanque para seus pulsos. Isso permite a reposição mais rápida, mesmo durante os combates. 


Ser menor que os outros modelos das produções antigas, dá maior velocidade e agilidade para Delta do que os outros Big Daddies. Como sacrificio, ele perde algumas forças brutas e resistência que os outros possuem. Além disso, Kits de primeiros socorros e EVE são alimentados por via intravenosa em Delta, o que significa que ele possa continuar a lutar e se abastecer ao mesmo tempo. A câmera acoplada no topo do capacete permite que seus aliados possam assistir seus passos de sua perspectiva e acompanhar o seu progresso através de Rapture. 


Durante todo o jogo, Delta deve derrotar outros Big Daddies e Little Sisters, em um ponto da história, é dado a ele uma opção de "coleta" ou "adotar" as Littles Sisters. A coleta funciona da mesma forma como se faz em Bioshock, enquanto que no "adoção", Delta coloca a Little Sister em seu ombro e forma um vínculo temporário com a menina. Ele a protege e a ajuda a extrair o ADAM de seus alvos. Ai a Little Sister lhe dá alguns ADAM dela como recompensa. Depois que ela terminar, Delta pode mandá-la para o lar delas, onde terá a opção de salvar ou pegar todo o ADAM da Little Sister. 



Curiosidades


- Um vídeo previw de Bioshock 2 chamado "Hunting the Big Sister" mostrou algumas imagens de Delta quando ele voltou a vida, e ele era o mesmo modelo de Rosie. Este era o primeiro modelo, antes de os projetos da Serie Alpha serem finalizadas. 






- Apesar de ter um capacete, Subject Delta ainda pode comer e beber.


- Subject Delta e Subject Sigma são únicos Big Daddies com a capacidade de tirar seus capacetes (embora o jogador seja incapaz de ver seus rostos). Apesar de isso ser comum em todos da Serie Alpha, os outros não têm sido vistos fazerem isso até hoje. Os modelos de produção dos Big Daddies (Rosies, Bauncers e Rumblers, por exemplo) foram criados por enxerto de órgãos em suas roupas, fazendo assim a remoção do capacete aparentemente impossível. 


- A falta de um nome de verdade para o Subject Delta foi uma escolha deliberada pelos desenvolvedores do jogo. Eles sentiram que dando-lhe um nome, apenas acrescentaria mais distância entre o jogador e a experiência de ser o personagem. 


- A retirada da "visão de Eleanor" que ainda está presente nos arquivos do jogo, revela que (em um ponto) os desenvolvedores tinham a intenção de que Subject Delta poderia ser o pai biológico real de Eleanor. O nome do arquivo é "VO_ABY_S_Bsis_Pairbond_03a". Um segundo arquivo mostra que eles também planejavam deixar claro que ela não era filha de Delta, o nome do arquvio é "VO_EDN_R_BSis_PlrPlyAsLS_13b".


- Em um dos conceitos originais para o que se tornaria o Subject Delta, sua armadura teria sido desenhada para se assemelhar aos bombardeiros da Segunda Guerra Mundial. Como citado por Colin Fix (Senior Character Concept Artist, 2K Marin, in the Deco Devolution artbook) "Eu realmente estava focado nos velhos bombardeiros da 2ª Guerra Mundial. Se você visse um desses caras, você pensaria, 'este é o Big Daddy bad ass que vai me matar!'". "Ele tinha uma imagem de tubarão clássica no peito, e em seu ombro, tinha uma representação de uma mulher loira com um vestido vermelho".


- Little Sisters quase nunca chamam o Delta de "Mr.B/Mr.Bubbles", incluindo as Little Sisters mais novas, ligadas a Eleanor, que sempre se dirigem ao Delta como "Pai". 


- Em uma das fotos tiradas pela segurança de Rapture, rotulada como "Shoot On Sight", que podem ser vistass nas tvs durante o jogo. Delta parece estar segurando uma arma de Rosie Rivet e não a que o jogador recebe no jogo. Em outra imagem, intitulada "Interloper", Delta parece estar segurando uma arma Rivet. Ele realmente usa da mesma maneira como usa a Gun Rosie Rivet, mostrada na foto "Shoot On Sight". 


- Durante a sequência onde o jogador controla uma Little Sister em Outer Persephone, a armadura de Delta é dourada e branca, enquanto que no símbolo em sua mão, a cor é verde. Isto é devido ao condicionamento mental que a Little Sister tem. Isso permite que elas vejam Rapture de forma mais "meiga e confortável" para que elas não fiquem com medo. Daí Delta parece mais "colorido" para elas. As Little Sisters podem ver todos os Big Daddies desse modo. 


- Subject Delta é mencionado em "Bioshock: Rapture", também com sua antiga personalidade e sua personalidade de agora. 

O Fim de Delta...


Delta é capaz de sobreviver por tempo suficiente para chegar à superfície com Eleanor. No entanto, as feridas dele e o vínculo quebrado com Eleanor, torna um fardo muito grande para ele, e pelo tempo que ele e ela chegam a superfície, ele já está quase morrendo. Dependendo das suas escolhas durante o jogo, um dos quatro finais são possíveis. No final, Eleanor tenta preservar a essência de Delta dentro de si, assim extraindo seu ADAM e permitindo que ele morra. 




Bom é isso ai gente! Espero que tenham gostado do post! :3


Gostou? Compartilhe:

  1. Bom post ! bioshock é muito massa! só cheguei a jogar o 1 e quero compra o 2 tambem

    ResponderExcluir
  2. ah obrigada viu! :3
    O Bioshock 2 é muito, muito bom. Acho que não chega a ser tão bom quanto o primeiro. Mas jogar com um Big Daddy é muito orgástico! *-*

    ResponderExcluir
  3. Legal o post! Mas nem cheguei a jogar o 2. Acho que não faz muito meu estilo.
    Mas tipo, alguém pode me explicar porquê os Big Daddys e Litle Sisters foram criados?
    Valeu.

    ResponderExcluir
  4. HUISHAUIS, eu poderia até contar pra vc sobre os big daddies e as little sisters, mas acho que ia ser muito spoiler... vou deixar para um post legal o/

    ResponderExcluir
  5. Interessante, esse eu já conhecia embora nunca o tenha jogado. O problema é que grande parte das imagens e até mesmo o vídeo não se encontram disponíveis. O que dificulta um pouco o entendimento. Em todo caso, grande post!

    ResponderExcluir
  6. Interessante, esse eu já conhecia embora nunca o tenha jogado. O problema é que grande parte das imagens e até mesmo o vídeo não se encontram disponíveis. O que dificulta um pouco o entendimento. Em todo caso, grande post!

    ResponderExcluir

ÚLTIMAS NOTÍCIAS!