Escrito por: Fernanda Turesso

September 28th, Daylight... The monsters have overtaken the city. Somehow... I'm still alive... - Jill Valentine 

Bem, como todos sabem, Resident Evil é a minha série favorita de survival horror em terceira pessoa. Sou uma amante de zumbis e principalmente de jogos com essa temática. Mas RE está comigo desde quando eu tinha apenas 8 anos, lá em meados de 1999, quando meu pai chegou com o mais novo lançamento do PlayStation, o Resident Evil 3. 

Eu já tinha visto ele jogar RE2 no ano passado, em 1998 e desde então eu tive um conflito entre o medo e a paixão por jogos de terror. Adorava ver ele jogar, mas tinha medo de jogar. Vai entender! HIUSHAUIS


A última escapatória... 



Resident Evil 3: Nemesis (conhecido no japão como Biohazard 3: Last Escape), foi o terceiro jogo da série Resident Evil, que ficou famosa depois do segundo lançamento em 1998. Ele foi o último jogo da série lançado para a plataforma Playstation. Também foi lançado para vários outros consoles, como DreamCast, GameCube e PC. Agora também podemos baixá-lo na PSN (mas não há uma versão realmente feita para o PS3). Ele foi desenvolvido pela Capcom, produzido por Shinji Mikami e dirigido por Kazuhiro Aoyama.  



O jogo é focado no último suspiro da cidade de Raccoon, no dia 28 de setembro de 1998, onde o surto do T-vírus contaminou a cidade inteira, transformando a todos em zumbis. Uma ex-integrante do S.T.A.R.S, Jill Valentine, foi até a cidade à procura de seu parceiro, Chris Redfield, na busca de conseguirem mais informações sobre a Umbrella. Mas ela se depara com a cidade tomada num caos e cabe a ela, sobreviver ao horror antes que Raccoon suma do mapa!

Jogabilidade



Resident Evil 3 conta com um novo tipo de gameplay. Não é tão diferenciado de RE2, mas foram ajustados alguns novos comandos para a nossa querida Jill. 
Ao contrário dos dois primeiros jogos, não podemos escolher qual personagem iremos jogar no começo. O jogo se foca todo em Jill, e somente por um curto período, mais para a metade do jogo, jogaremos com Carlos Oliveira, um mercenário da Umbrella que está ajudando Jill a fugir da cidade com vida. 


A personagem principal tem algumas habilidades boas, tais como uma esquiva de emergência. Isso acontece quando ela é encurralada por um grupo de zumbis, e se você apertar os botões de ação, conseguirá fazer com que ela os empurre ou os mate mais rapidamente (como por exemplo, pisando na cabeça dos zumbis que estão no chão). Ela também pode dar um giro de 360 graus ao pressionar rapidamente o direcional pra trás juntamente com o botão de correr. Esse movimento é igual aqueles que fazemos em RE4 ou RE5, para que ela possa correr mais rapidamente em alguma outra direção (isso ajuda a fugir mais facilmente dos inimigos).  

Várias armas estarão a disposição durante o jogo. Dentre ela, shotguns, pistolas, Magnum etc. As armas estão bem parecidas com as do segundo jogo. Só com uma lança granadas, que tem diferentes tipos de munição, como algumas granadas congelantes, ácidas e flamejantes. Ela é boa para matar inimigos em grupos, mas são comumente usadas no boss. 

Inimigos 



Em RE3, teremos vários inimigos, tirando os zumbis e os cerberus. Teremos inimigos pequenos e fracos, como os corvos, e teremos os mais perigosos, como os Hunters e os Gama Hunters, que podem te matar com apenas um golpe.

Os inimigos são variados. Então fica difícil falar de todos no geral. A maioria deles se dividem em lerdos e rápidos. Sendo que os zumbis são os mais lerdos do jogo todo. 

Teremos um mini-boss no jogo. Um deles é uma larva gigantesca, que irá atacar Jill em várias partes do jogo. Ela é forte e normalmente não precisa atacá-la, só na última vez que tiver que enfrentá-la.  

Também teremos um diferencial dos outros RE, que é ter um boss que te seguirá a fase inteira. Isso nos lembra jogos de perseguição, como Clock Tower e Haunting Ground. Nemesis será seu encosto. Te seguirá até os confins da cidade, querendo te exterminar. 

Nemesis


Nemesis é o boss do jogo todo. Ele te seguirá por toda Raccoon City até o último minuto que a cidade tiver. 
Ele aparece quando você menos esperar. Mas o jogo, mesmo assim, avisa quando ele está por perto, tocando uma música característica, chamada "Feel the tense". Ele também é o único inimigo capaz de atravessar portas a hora que quiser. 

Nemesis é um inimigo muito forte. Ataca Jill com um soco, correndo atrás dela. Ele também é mutável, assim como Birkin em RE2, ele ficará tomando formas diferentes durante todo o jogo. 
Em determinada parte, ele terá tentáculos nos braços, deixando seu alcance de ataque bem mais longícuo. 



Em várias partes do jogo, quando Jill e Nemesis se encontrarem, aparecerá uma tela em câmera lenta e com as cores no negativo, mostrando duas opções... Uma delas sempre faz Jill fugir de Nemesis e a outra é quando você enfrenta ele. Você terá que escolher rápido, caso contrário, o jogo escolherá sempre a pior opção para você!
Nem sempre as opções de escapar de Nemesis, fará com que ele pare de te seguir. Às vezes é mais compensador lutar contra ele. 

No modo Hard, se lutarmos com Nemesis em todas as vezes que aparecerem essas telas de escolha, ganhamos partes de uma arma para podermos usar contra ele mesmo. 

Itens & Munição

Vários itens poderão ser pegos pelas ruas de Raccoon City. 
Tais como as plantas com características medicinais, munições, armas e outros itens chaves para abrir portas e demais passagens.

O jogo também conta com um sistema de criação de munições novas, que podemos fazer com as pólvoras encontradas no jogo. 

Teremos dois tipos de pólvora, A e B. Misturando elas podemos fazer a C... Com esses três tipos, podemos fazer várias munições mais fortes, como, as granadas de gelo, ácido e fogo e até mesmo a munição para a Magnum. 

Além disso, podemos fazer as munições normais, como as de pistola e shotgun. Mas, quanto mais munições dessas você criar, uma hora elas começam a ficar diferentes e com mais força no tiro. 

Plantas!


Sobre os itens de health. As plantas continuam iguais em RE2. Teremos três tipos de plantas, as verdes, as vermelhas e as azuis. Combinando todas, teremos um remédio bem forte, curando toda a nossa vida e ainda curando o modo poison, que alguns inimigos podem deixar em Jill. 
Combinando as verdes e vermelhas, temos uma cura reforçada, que enche toda a barra de energia. 
A azul sozinha só cura o poison. 
A verde sozinha cura 1/3. Misturando duas verdes ou três, curam a vida inteira. 
A vermelha sozinha não tem utilidade, pois ela serve somente para tonificar a cura da verde. 

Puzzles tensos...

Resident Evil 3, como todo bom RE, contém puzzles tensos envolvendo quadros. 
Teremos vários tipos de puzzles em RE3. Eles não são difíceis, mas tem uma lógica que eu não entendo até hoje. Pelo menos alguns deles eu realmente não sei como faço. Mas é só ir tentando que uma hora vocês conseguem. 
O problema que torna os puzzles um pouco mais difíceis, é que eles mudam, conforme o que você faz no jogo. Eles podem ter respostas diferentes da última vez que você jogou. Isso que é foda. 

O mesmo vale para alguns objetos. Dependendo de suas ações no jogo. Eles mudam de lugar. E a história também. Dependendo do que você fizer, pode se dar melhor ou pior. Então, sempre tome cuidado antes de fazer qualquer coisa !


Pós-jogo

Depois de fecharmos o jogo, teremos vários extras! Tais como os Epílogos. Toda vez que você terminar o jogo no modo Hard, você ganhará um Epilogo de um personagem diferente. Terminando o jogo 8 vezes, poderá obter todos!
Também teremos a adição dos mini-games, como o:

The Mercenaries - Operation Mad-Jackal
Nesse jogo secreto, você pode jogar com Carlos, Mikhail ou Nicholai. Cada um deles tem armas, munições e itens de vida limitados. Seu objetivo é chegar à sala marcada no mapa, que é a primeira sala de salvamento do jogo. Você terá 2 minutos para chegar até lá, e a cada zumbi eliminado você ganha alguns segundos a mais, além disso, pode ganhar mais munições e itens de vida, a cada pessoa que salvar. No final, você recebe sua recompensa, de acordo com o total de tempo e de sobreviventes salvos. Esse dinheiro serve para comprar armas (com munição infinita) que facilitam o jogo com Jill.

Roupas
Na versão para Dreamcast é possível escolher a roupa dos personagens no início do jogo, mas nas versões para PlayStation e GameCube é preciso terminar o jogo. Cada vez que termina é liberada um novo grupo de roupas de acordo com o seu desempenho, liberando todas de uma só vez ao terminar com A (S na versão japonesa).

Jill's Diary (Diário da Jill)
Para habilitar o Diário da Jill, é preciso que você pegue todos os arquivos do jogo seguindo uma determinada ordem.


Histórico de lançamentos!

Tem três versões de Resident Evil 3 desde a primeira versão para o PlayStation para as seguintes plataformas: Sega Dreamcast, PC e Nintendo GameCube. 

A versão do PC permite o jogador escolher as roupas de Jill, no jogo principal, desde o início, sem recorrer à Boutique. Existem dois equipamentos adicionais que não há na versão PlayStation. O mini-game "The Mercenaries: Operation Mad Jackal" também está disponível desde o início, com a função de acréscimo de pontuação em linha que iria direto para o site oficial da Capcom (mas esse esquema já foi fechado há anos).

A versão Dreamcast incluem trajes desde o início com novos acréscimos, também apresentando a vantagem de permitir que os jogadores possam ver sua vida e munição através de um VMU. 

A versão GameCube é um é o mesmo jogo do Playstation, sem adição de novos recursos ou melhoras nos gráficos. Isso também vale para o PlayStation 3, no qual tem o jogo para ser baixado na PSN, mas sem modificações do original do PS1. 

Recepção do jogo no mercado


Embora não seja tão bem sucedido comercialmente como o seu antecessor, Resident Evil 3 recebeu ótimas críticas. 
Gamespot disse: "Ao contrário de outras séries que ofereceram "melhorias", a lineup de RE continua refinada a uma premissa já excelente!".
O crítico da IGN, Doug Perry, elogiou o jogo dizendo: "A história ainda se desdobra em uma maravilhosa e intensa maneira intrigante de ser contata e o estilo preciso do jogo, estão perfeitamente combinados"
Dale Wair, do Games Critics, chamou de "o melhor jogo de Resident Evil em toda a série!".
Em março de 2008, Resident Evil 3, vendeu mais de 3,5 milhões de cópias em todo o mundo!



Curiosidades

- O jogo veio com um disco demo original de Dino Crisis.

- A descrição na parte de trás do cover, afirma incorretamente que Resident Evil 3 se passa "há poucos dias" após o incidente na mansão. Na verdade, os eventos dos jogos são separados por pouco mais de dois meses. 

- A sala de cinema perto do restaurante (Grill 13), está mostrando um filme intitulado "Biohazard 4". O cartaz mostra a arte do box americano de RE2.

- De acordo com as entrevistas com o criador da série, Shinji Mikami e Hiroyuki Kobayashi, o jogo foi originalmente concebido como uma história paralela à série. Foi apenas durante a metade do desenvolvimento do jogo, que os desenvolvedores decidiram usar o título "Biohazard 3", pois sentiram que iria merecer aquele título. Mikami comentou mais tarde em uma entrevista que ele não queria que o título "Resident Evil 3" fosse usado no jogo. Outro título usado foi Biohazard 2.1 (como visto nas storyboards do jogo). 

- Depois de completar o jogo, a boutique é desbloqueada. Obtendo assim, o traje de Regina do Dino Crisis, com uma peruca vermelha também. Também tem o uniforme do S.T.A.R.S de Jill, em RE1. 

- Este jogo marcou a primeira aparição da arma Samurai Edge, a que seria considerada a arma padrão do time do S.T.A.R.S.

- Resident Evil 3 é um dos poucos jogos que não possuem o sistema de auto-destruição dos laboratórios, pois há uma explosão que foi causada pelo governo dos EUA no final.  

- Eagle's Pet Shop aparece nas ruas de Raccoon City. Eagle é uma referência ao personagem do Street Fighter. 

- Se olharmos atentamente para o botão "exit" no menu dos Epílogos, sob ele, da para ler, muito ilegivelmente, "Eu te amo, Shinji Mikami, volte ao menu!". 

- No lugar onde você tem a mangueira de incêndio, você pode ver a palavra CAPCOM acima da porta. 

- Perto de onde conseguímos a bússola (perto do restaurante), você pode ler as placas com as palavras "SNAILIVIC TSUM EVOMER GOD TNEMERCXE", que se lermos ao contrário, seria "CIVILIANS MUST REMOVE DOG EXCREMENT" (os civis devem remover as fezes dos cachorros). Acredita-se que isso poderia ter sido um sinal de reciclamento a partir da versão beta do jogo, ou apenas uma brincadeira dos desenvolvedores. Você também pode ler a versão "full" da mensagem depois que você sai do armazém (onde está o zumbi sentado). A mensagem diz "DOGS, BE ON LEASH AND OWNERS MUST REMOVE DOG EXCREMENT" (Os cachorros devem ser presos numa coleira e seus donos devem remover suas fezes).


Trailer do jogo



Bom, é isso pessoas!
Espero que tenham gostado do post e até mais! :3

Gostou? Compartilhe:

  1. o Re3 também é o meu favorito de todas as series, a jill foi meu primeiro amor e eu morria de ciúmes do Carlos lol, pensando melhor a jill foi meu segundo amor acho q a primeira foi minha vizinha...

    ResponderExcluir
  2. Jill foi meu primeiro amor tbm qqq

    ResponderExcluir
  3. Da ultima vez que jogue no meu falecido PSone eu tava jogando no fácil pq tava destreinado e sabia que no fácil dava para enfrentar o nemesis sem problema logo no começo e sabia que se de rota se ele o filho da P!@#$ não ia aparecer dentro da delegacia com uma bazuca mais o CD tava tão aranhado que “ele apareceu sim” foi o maior susto que tomei jogando um jogo de vídeo game mais não foi só isto que ficou estranho no jogo não o jogo ficou muito difícil, durante que foi jogando aconteceu varias coisas muito estranhas e o jogo que para mim já tava previsível ficou totalmente imprimível, foi muito legal! XD

    ResponderExcluir
  4. Ótimo post, Morte!
    Tenho que criar vergonha na cara e terminar esse jogo logo, by the way :(

    ResponderExcluir
  5. é Juh, tem que terminar logo! Depois fica falando de mim, que eu não termino os jogos... pare de jogar Doom, e vá pro RE! SHAUISHUIAHSUI

    e JolmLock, teu jogo tava possuido pelo capeta. Faça uma creepypasta sobre isso! HIUSHAIUSHAIUS
    vai ficar famoso XD

    ResponderExcluir
  6. não sei se vc sabe mais foi á partir daí que a putaria começou.

    ResponderExcluir
  7. Caramba! Quando eu era um pouco menor eu amava este jogo!Não me esqueço de uma cena que eu tinha acabado de arrancar fora a cabeça de um zumbi. Ai eu tava descendo uma mini escadinha, que era bem onde ele tinha caido, ele me puxou pela perna! Tomei o maior susto!!

    Tambèm não esqueço de quando a gente vai lutar com o Nemesis, ele matando aquele cara, ai ele encara a gente com aquela cara.

    No fim a gente destravava roupas para a Jill não era??

    ResponderExcluir
  8. sim, da pra destravar as roupas da jill, aquela da regina ainda... adoro aquela! HIUSHAIUSHAUIS

    ResponderExcluir
  9. Eu ainda tenho a versão de PC, para mim, este sempre será o melhor RE de todos, só fiquei triste pq a versão de PC não possui o modo The Mercenaries.

    ResponderExcluir

ÚLTIMAS NOTÍCIAS!