Escrito por: Fernanda Turesso

Olá queridos!
Hoje irei falar sobre a série de jogos de um dos meus animes preferidos, o Higurashi no Naku Koro ni!

----------------------------------------------

Higurashi no Naku Koro ni (ひぐらしのく頃に, literalmente "Quando as cigarras choram"), é conhecido, no EUA, simplesmente como "Higurashi When They Cry".

A série foi produzida pela 07th Expansion, que é um grupo japones de dōjin. É um grupo especializado em criar Visual Novels.

Os jogos são construídos com a engine NScripter Game e pode ser jogado em PCs.

O primeiro game da série, Onikakushi-hen, foi lançado em 2002, e o oitavo e último episódio para PC, o Matsuribayashi-hen, que foi lançado em 2006.

Existe um "fan bonus disc" chamado Higurashi no Naku Koro ni Rei que foi lançado em 2006. Além da série original, os arcos da história foram criados em forma de mangá e em video games para o PlayStation 2 e Nintendo DS, a fim de expandir a história.

A série original tem apenas oito capítulos para PC e os quatro primeiros episódios foram lançados em inglês pela MangaGamer. O resto da série foi lançado mensalmente, começando pelo episódio Meakashi-hen em 2010.
Após o lançamento dos mangás no Japão, duas séries de anime para a TV foram produzidos pela Studio Deen, em 2006 e 2007, e uma adaptação Live Action, dirigido por Ataru Oikawa, estreou nos cinemas japoneses em 2008. 

Sobre a História 

Higurashi no Naku Koro Ni ocorre durante junho de 1983, em uma vila rural fictícia chamada Hinamizawa (雛見沢). Com base na aldeia de Shirakawa, Gifu, um Património Mundial, que tem uma população de cerca de 2.000 habitantes. 

O personagem principal, Keiichi Maebara, se muda para Hinamizawa e faz amizade com suas novas colegas Ryuugu Rena, Sonozaki Mion, Furude Rika e Hojo Satoko. Keiichi se junta as suas atividades depois das aulas, no clube, que consistem em atividados com jogos de cartas e jogos de tabuleiro (e castigo para o perdedor, que normalmente é ele).

Hinamizawa parece ser uma normal e pacífica vila rural para Keiichi. No entanto, a tranqüilidade termina abruptamente após o anual festival  Watanagashi. Uma festa para comemorar e dar graças ao deus local, o Oyashiro-sama. Keiichi aprende que a cada ano, nos últimos quatro anos, uma pessoa foi assassinada e outra desapareceu no dia do Festival Watanagashi. Keiichi logo torna-se atraído pelos estranhos acontecimentos que cercam o festila e Oyashiro-sama.


Sobre os Jogos

Higurashi no Naku Koro Ni é um jogo de mistério-assassinato descrito como um "sound novel" pela 07thExpansion.

Um "Sound Novel" é semelhante a um "Visual Novel", sendo que o jogo exige uma interação do jogador relativamente pequena, porque a maior parte do jogo é composta de diálogos escritos.

A versão original não continha dublagens para os personagens. Enquanto em um visual novel, a base seria somente o visual, como o nome sugere. Já um "Sound Novel", a base toma mais cuidado na produção e tenta criar uma atmosfera através da música, efeitos sonoros e da história em si.

O jogo utiliza intervalos onde o jogador pode obter mais dicas sobre a história. Estas pontas permitem que o jogador possa ler várias informações complementares que podem ou não ser útil para resolver o mistério. Por exemplo, uma das pontas pode ser tão simples como:

"Esta é uma pequena aldeia, as crianças que vão para a escola ficam juntas em uma sala de aula, independentemente do que grau ou ano em que estão..."

Por outro lado, podem fornecer pistas valiosas, tais como ser capaz de ler os trechos dos artigos de jornal sobre os assassinatos que ocorreram em Hinamizawa.

No início de cada um dos arcos de história existe um poema enigmático, escrito por uma menina chamada Frederika Bernkastel, e ao ser lido, ele pode revelar um pouco do que vai acontecer no arco seguinte.


O jogo para PlayStation 2, "Higurashi no Naku Koro ni Matsuri" difere da série de jogos original, pois inclui dublagem completa, CGs redesenhadas, e integração de novos arcos, onde aparece o personagem Keiichi em uma história única. "Matsuri" inclui os sete primeiros arcos dos jogos para PC (Matsuribayashi-hen é excluído) e três arcos novos: Taraimawashi-hen, Tsukiotoshi-hen e Miotsukushi-hen. Após finalizar os sete arcos originais, os dois primeiros novos arcos estarão disponíveis. Além disso, quando esses dois arcos são finalizados, o epílogo, Miotsukushi-hen, é desbloqueado!

Sobre Gráficos & Sons

Higurashi no Naku Koro Ni foi desenhado por Ryukishi07. Notamos que o desenho original da versão do PC é bastante ruim e amador. Isso deixa um ponto negativo na hora de jogar. Acabamos ficando sem muita vontade de ver aqueles desenhos horriveis aparecendo na tela. Mas a história, os efeitos sonoros e visuais acabam cobrindo essa grande falha no jogo.

Por sorte, quando a versão de PlayStation 2 saiu, o Higurashi no Naku Koro Ni Matsuri, os gráficos foram redesenhados para ficarem semelhantes ao anime e assim os fãs também lançaram um patch onde poderíamos colocar os gráficos do Higurashi Matsuri nos jogos de PC. Acredito que com essa pequena mudada acabou deixando o jogo mais interessante que o original.


aqui podemos ver claramente a mudança dos gráficos! (muito melhor, na minha opinião!)

Como todo bom jogo da 07th Expansion, temos ótimas OST rolando enquanto a história aparece para nós. Normalmente chamados de BGM (Background Music), elas conseguem passar sempre o clima que estão querendo mostrar em certas ocasiões. Em Higurashi teremos pontos alegres, tristes e assustadores, onde as músicas acabam deixando-nos super imersos na história. Sem contar nos efeitos sonoros que ajudam também.

Tenho que adimitir que várias cenas me deixaram bastante desconfortável por simplesmente haver uma música horrivel de fundo. Mesmo não tendo nenhuma imagem aparecendo no momento.


Outros Jogos da série

Muitos outros jogos foram lançados para diferentes consoles, como eu havia dito anteriormente. 

Série Daybreak 


A série Daybreak foi lançada pela Twilight Frontier em 2006. Foi baseado na visual novel de Higurashi no Naku Koro ni. Inicialmente queriam fazer um jogo em 3D. O criador de Higurashi, Ryukishi07 escreveu a história de Daybreak também. 

O jogo é todo dublado e usa as mesmas vozes do drama CD de Higurashi no naku koro ni. 

O gameplay do jogo funciona como um jogo de luta onde podemos jogar um contra o outro em terceira pessoa, baseado no sistema do Mobile Suit Gundam VS Series. Todos os jogadores podem jogar contra seus amigos em local ou pela internet, e também contra a máquina se caso não tiverem amigos. 

Cada personagem terá duas armas diferentes para serem escolhidas na hora da luta. Cada um tem suas ações próprias. Eles podem pular, correr, desviar, voar, mas isso tudo dependendo do tamanho da barra de "stamina". 

No jogo temos uma lista 16 de personagens para serem jogados. A maioria dos personagens principais do jogo estão nele, tais como: Keiichi, Rena, Mion, Shion, Rika, Satoko, Oishi, Irie, Hanyu, dentre outros mais.  

Apesar de ser um jogo de luta, ele também terá uma pequena história, já que o R07 se deu ao trabalho de escrevela. 

Então, tudo começa num dia pacífico como qualquer outro, assim uma pequena caixa é deixada para Rika pegar quando ela estava no templo Furude. Lá dentro havia um par de Magatamas, uma vermelha e uma branca. 

O Magatama é, na verdade, um tesouro sagrado do Templo Furude. Como esses poderes mágicos, quem estiver segurando o magatama vermelho irá se apaixonar por quem estiver segurando o magatama branco. Fazendo um teste dos efeitos nos arredores da escola, o clube de membros da escola de Hinamizawa decide que eles deverão lutar entre si para ver quem fica com os magatamas. No começo isso é feito somente depois das atividades do clube, mas o jogo deles acabou tomando conta de Hinamizawa inteira! 

A série tem quatro versões (Higurashi Daybreak, Higurashi Daybreak Kai, Higurashi Daybreak Portable, Higurashi Daybreak Portable Mega Edition) e todas foram lançadas para PSP!

Série Matsuri 


A série Higurashi Matsuri foi na verdade um remake feito para o Playstation 2 com gráficos, dublagens e capítulos novos. Ou seja, temos os mesmos capítulos da versão do PC só que incluido mais novos três capítulos originais que foram criados exclusivamente para ele. O jogo foi lançado pela Alchemist em 2007.


Os novos capítulos podem ser destravados no jogo e são chamados de Taraimawashi-hen (Capítulo - Dança das Cadeiras), Tsukiotoshi-hen (Capítulo - Exorcismo) e o Miotsukushi-hen (Capítulo - A Secagem do Canal). 





Série Kizuna 



Quatro novos capítulos foram criados para o Nintendo DS na versão de Higurashi no Naku Koro Ni Kizuna, e também foi lançado pela Alchemist. 

Os quatro jogos lançados foram entitulados por dias: 

Higurashi no naku Koro ni Kizuna: Daiichikan Tatari (2008)
Higurashi no naku Koro ni Kizuna: Dainikan So (2008)
Higurashi no naku Koro ni Kizuna: Daisankan Rasen (2009)
Higurashi no naku Koro ni Kizuna: Daiyonkan Kizuna (2010)


Os capítulos exclusivos dessa série são Someutsushi-hen (Capítulo - Seguindo as cores), Kageboshi-hen (Capítulo - Silhueta Rotativa), Tokihogushi-hen (Capítulo - Desatando) e Kotohogushi-hen (Capítulo - Parabenizando). 

Algo Mais!

Muitos devem estar aflitos porque os jogos de Higurashi são todos em japonês e ainda por cima, são todos visual novel, ai fode a vida de todo mundo porque... Ou você aprende japonês ou aprende japonês... Não tem como jogar e saber o que se passa... Mas, um milagre aconteceu! O grupo de tradução "Sonozaki Futago-tachi" abriu um blog onde eles dão as notícias do progresso da tradução dos games para PC.
O projeto começou em meados de 2008 e provávelmente já terminaram tudo, quem quiser dar uma olhada, vale a pena :D


E por último...
...O Anime! 

Higurashi no Naku Koro ni recebeu três adaptações para anime:



A primeira produzida pelo Studio DEEN foi ao ar entre 4 de Abril de 2006 e 26 de Setembro de 2006, sob o nome de Higurashi no Naku Koro ni (ひぐらしのなく頃に - Quando as Cigarras Choram).






A segunda produzida pelo mesmo estudio foi ao ar entre 6 de Julho de 2007 e 17 de Dezembro de 2007, sob o nome de Higurashi no Naku Koro ni Kai (ひぐらしのなく - Quando as Cigarras Choram - Solução).



A terceira foi lançada no formato OVA e contem 5 episódios, foi produzida tambem pelo Studio DEEN, sob o nome de Higurashi no Naku Koro ni Rei (ひぐらしのなく頃に礼 - Quando as Cigarras Choram com gratidão), tendo seu primeiro episódio lançado em 25 de Fevereiro de 2009.

Bom é isso garela, agora, um trailerzinho do "Higurashi no Naku Koro ni Matsuri" com a música que eu mais gosto! :D




Kisu mina!

Gostou? Compartilhe:

  1. nossa!! deve ser um joguinho muiiito chato. eu já perdi o interesse com animes á muito tempo, hoje em dia não tem um anime bom pra cacete

    ResponderExcluir
  2. eu acho que perdi á vontade de assistir mesmo!!

    ResponderExcluir

ÚLTIMAS NOTÍCIAS!