Escrito por: Fernanda Turesso

Hans Ruedi Giger foi um mago das criaturas fantásticas do cinema. Foi ele que, com a ajuda de Carlo Rambaldi (criador de E.T.) desenhou o Xenomorph - popularmente conhecido como Alien, criatura do filme Alien (o oitavo passageiro) que aterroriza a tripulação de uma nave de exploração espacial. 

Alien foi realizado por Ridley Scott, em 1979 e iniciou uma saga protagonizada por Sigourney Weaver. 

Não somente criador de Alien, H.R. Giger foi um pintor, escultor e cenógrafo suiço.

Na maior parte de sua carreira, Giger trabalhou predominantemente em aerógrafos, criando telas monocromáticas que retratavam o surrealismo e perturbadoras paisagens oníricas. Sua inovação mais marcante é a representação ímpar de corpos humanos e máquinas em uma fria relação interconectada, descrita como "biomecânica". Suas pinturas muitas vezes exibem imagens sexuais feitichistas e são consideradas perturbadoras para algumas pessoas. 

Giger era, talvez, o maior sofredor - conhecido - com terrores noturnos e suas pinturas são, em certa medida, inspiradas por essas suas experiências de distúrbio do sono. Ele foi originalmente educado como um arquiteto e fez suas primeiras pinturas como uma forma de terapia pessoal.

Muitos de suas obras foram usadas em jogos eletrônicos como Contra e R-type. Mas, um dos jogos que o artista fez artes originais foi Dark Seed e você pode saber mais do jogo aqui e também sobre o próprio Giger! 

H.R. Giger morreu aos 74 anos na segunda-feira, dia 12/05/2014, por conta de ferimentos causados por uma queda. 

Infelizmente perdemos um grande artista e que inspirou muitos filmes, livros e jogos. O mundo sentirá falta disso um dia. 

Gostou? Compartilhe:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS!